Leitores ao redor do Mundo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Erich Von Daniken


O escritor suíço Erich Von Daniken acredita que uma civilização alienígena entrou em contato com os seres humanos há aproximadamente dez mil anos. Esses extraterrestres teriam nos ensinado os rudimentos da vida social, proporcionando-nos um enorme salto evolutivo. Os traços do contato podem ser rastreados nas lendas terrestres sobre deuses que descem dos céus e também na presença de estranhos objetos e monumentos que parecem deslocados no tempo (as pirâmides, Stonehenge, etc).



Daniken não é o único a acreditar nisso. Dois outros escritores fantásticos, Jacques Bergier (veja e Robert Charroux, acreditavam na mesma coisa. Mas enquanto Bergier e Charroux partiram para várias outras especulações igualmente extravagantes, Von Daniken continuou tocando seu samba de uma nota só. Já escreveu 26 livros sobre o tema que venderam, juntos, 60 milhões de cópias no mundo inteiro. Seu trabalho mais famoso, Eram os Deuses Astronautas? De 1968, é um best-seller há mais de 30 anos. Nele, Von Daniken apresenta as supostas provas da visita alienígena e denuncia uma silenciosa conspiração da ciência oficial para manter essas evidências ocultas: "Antigamente, aquele que exprimisse um pensamento novo (...) deveria contar com proscrições e perseguições. Já não há anátemas, nem mais se acendem fogueiras. Entretanto, os métodos da nossa época, embora menos espetaculares, nem por isso deixam de ser inibidores do progresso, O sistema é menos ruidoso, hipóteses e as idéias insuportavelmente audaciosas são silenciadas ou rejeitadas"


A arqueologia oficial, por sua vez, acusa Von Daniken de selecionar apenas amostras sensacionalistas para expor nos seus livros, além de falsificar datas históricas, recuando em centenas (às vezes, milhares) de anos a origem de monumentos e objetos.

Nenhum comentário: