Leitores ao redor do Mundo

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Smurfs como a gente nunca viu!!!


Uma daquelas idéias malucas que começam como rabiscos durante o ócio, mas que o ilustrador brasileiro Marcelo Braga acabou desenvolvendo: Smurfs War!, uma versão dark dos Smurfs! U

A idéia, na verdade, não passou de algumas ilustrações e de um roteiro que Marcelo publicou no seu blog (em inglês) este ano. Só este material, porém, já fez a alegria de fãs dos Smurfs – e quem não é fã dos Smurfs? – em todo o mundo.

Se já não bastassem as imagens para deturpar nossa infância, o roteiro de Marcelo tem mais do que você espera de "smurfs dark": após invadirem o castelo de Gargamel e matarem o vilão, os Smurfs deixam o corpo do gato Cruel exposto em praça pública.

Após um período de paz, a aldeia Smurf começa a sofrer devido à inveja: Gênio quer Smurfete, que agora vive com Robusto. Seguem-se cenas e idéias que só destroem nossa infância: Gênio defendendo a democracia entre os Smurfs, criando uma divisão entre os seres azuis, de um lado Gênio com metade da aldeia e de outro Robusto, com sua esposa Smurfette e seus seguidores (sim! eles se casaram, mas por alguma razão que não se sabe, ela ainda é virgem) e a expulsão de Gênio da aldeia. Humilhado e cheio de ódio, ele planeja a vingança contra seus opositores. Numa noite seu exercito invade a aldeia e atea fogo nela, durante a luta, Gênio, disfarçado de Robusto (com a tatuagem e tudo) entra na casa da Smurfette, ela não o reconhece, achando que é mesmo seu marido, que pensava ela acabara de voltar do calor da batalha....e força ela a fazer sexo com ele. Envergonhada e assustada pelo atual comportamento estranho do marido (na verdade Gênio) ela foge da aldeia e vai pedir ajuda a quem? Sim, ele mesmo..Vocês devem estar se perguntando: E Papai Smurf? Ele, após o assassinato de Gargamel, cai doente e morre, deixando aos cuidados de Robusto (por isso o ódio que Gênio tem dele, pois ele achava que por ser o mais inteligente deveria tomar conta da aldeia). Não vou contar mais porque senão estraga...mas é dark total!!!!!!!!!!

Marcelo, em conversa com o Omelete, diz que "não quis deturpar nada e nem ofender ninguém, principalmente os donos da marca. Foi apenas um exercício inútil e divertido de recriar algo da minha infância."

No blog, ao fim do roteiro – que, na verdade, não tem conclusão, deixando aos fãs imaginar como seria o fim da história -, o autor diz "agora só tenho que ficar rico, comprar os direitos autorais e passar uns dois anos desenhando o gibi". Na conversa conosco, Marcelo diz que se preocupa que as coisas fujam do controle, e que seu blog chegue "aos donos dos direitos autorais e eles me processem ou qualquer coisa assim".

Os Smurfs, criados pelo belga Peyo, completam 50 anos em 2008. Os direitos atualmente são de propriedade dos herdeiros do cartunista e administrados pela empresa IMPS.

Enquanto o pior não acontece, a invenção maluca de Marcelo – que é ilustrador do estúdio Macacolândia, em São Paulo – continua no ar para quem quiser reimaginar sua infância.

Um comentário:

Babi disse...

Fiquei curiosa para ver os quadrinhos, vou caçar por aí.