Leitores ao redor do Mundo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Objeto metálico cai em Montividiu




Um objeto metálico não identificado foi encontrado ontem à tarde em uma fazenda na cidade de Montividiu, no Estado de Goiás. Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) retiraram o objeto de um metro de diâmetro do local. Instituições de Goiás podem ajudar a desvendar o objeto.


A Secretaria de Saúde de Goiás entrou em contato com o Cnem ontem à tarde. À noite, dois técnicos chegaram ao local e realizaram um teste radiométrico, para descobrir se o objeto emitia radiação. Como não havia indícios de radiotividade, o material foi levado à sede local do Cnem, na cidade goiana de Abadia.


Segundo o Centro, a Universidade Federal de Goiás e a Brigada de Materiais Perigosos do Exército em Goiás foram contatadas para contribuir na definição da origem e finalidade do objeto.


De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),  o objeto é um tanque de nitrogênio de alta pressão usado pela Nasa em sistemas de propulsão líquida, comum em satélites e foguetes .


A Agência Fapesp informa que, de acordo com o pesquisador responsável pelas análises no Inpe, Marco Antônio Chamon, é muito provável que seja um tanque de propulsão utilizado pela Nasa. O engenheiro disse que a informação ainda não é oficial, mas chegou-se à essa conclusão preliminar porque os Estados Unidos já pediram a posse do tanque. Segundo Chamon, o objeto poderia pertencer ao foguete Atlas 5.


De acordo com o Inpe, o objeto em formato esférico e envolto em fibras de carbono tem cerca de 60 cm de diâmetro e pesa 18 kg. É um material reentrado, ou seja, uma peça que estava no espaço e reentrou na atmosfera. Existem cerca de 10 mil objetos como esse circulando ao redor da Terra, o chamado "lixo espacial".


O objeto, que está no Laboratório Associado de Combustão e Propulsão do Inpe, localizado em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, foi sumetido a vários testes, comprovando inclusive a inexistência de qualquer tipo de radiação.


Segundo informou Chamon à Agência Fapesp, o Brasil assinou convenções internacionais sobre devolução de objetos espaciais a outros países. Assim, tão logo a Nasa prove que o objeto é propriedade dos Estados Unidos, ele será devolvido. Enquanto isso, nenhum teste destrutivo pode ser efetuado, já que a peça deverá ser devolvida tal como foi encontrada. As negociações serão feitas por meio do Ministério das Relações Exteriores.



Nenhum comentário: